O que é o

IPBio?

Instituição privada sem fins lucrativos destinada ao desenvolvimento de pesquisas sobre biodiversidade dos biomas brasileiros e sua divulgação.

O IPBio – Instituto de Pesquisa da Biodiversidade é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que desenvolve e apóia projetos de pesquisa científica sobre biodiversidade, ecologia e comportamento de espécies da fauna e flora dos ecossistemas brasileiros.

O IPBio foi fundado por Sergio Pompeia, engenheiro agrônomo e botânico, com intuito de criar vínculos entre a pesquisa científica e o público em geral.

A atuação do IPBio combina pesquisa e educação. Nossa infra-estrutura foi projetada para viabilizar estudos acadêmicos e, ao mesmo tempo, permitir que os visitantes da reserva visualizem e aprendam sobre nossa biodiversidade.

Nossos projetos sempre buscam ter aplicações educacionais, como a produção de e-books, documentários e exposições para que a informação aqui gerada permeie não só o universo acadêmico, mas também incentive os cidadãos a entender e compreender a importância de se conservar os seres vivos e seus ecossistemas.

A missão do IPBio também envolve o incentivo à conservação, o manejo e o uso sustentável dos recursos naturais; e a promoção do desenvolvimento do turismo científico e projetos culturais.

Centros de Estudos
da Biodiversidade

O objetivo a longo prazo é criar 5 reservas com centros de pesquisa em todos os principais biomas do Brasil. O projeto piloto foi construído no bioma Mata Atlântica, na Reserva Betary / Iporanga-SP. Uma segunda unidade está em implantação no bioma Amazônico, em Alter no Chão / Santarém-PA.

A meta é expandir o projeto para os demais biomas brasileiros: Cerrado, Pantanal e Caatinga.

IPBio - Reserva Betary

O objetivo a longo prazo é criar 5 reservas com centros de pesquisa em todos os principais biomas do Brasil. O projeto piloto foi construído no bioma Mata Atlântica, na Reserva Betary / Iporanga-SP. Uma segunda unidade está em implantação no bioma Amazônico, em Alter no Chão / Santarém-PA.

IPBio - Reserva Jutuarana

A Reserva Jutuarana, segunda unidade do IPBio, está em fase de implantação. Sua localização, na bacia hidrográfica do rio Amazonas, possibilitará o desenvolvimento de estudos de peixes e outras espécies de aquáticos da região. O terreno, à beira do rio Tapajós, está próximo a Alter do Chão, em Santarém – PA.

IPBio - Reserva Urbana Schmid-Fiorini

A Reserva é formada por um fragmento de Mata Atlântica no centro da cidade de Iporanga com uma grande quantidade de palmiteiro Jussara. A área foi doada pelo casal de suícos Peter Schmid e Martine Fiorini visando preservar esse local que abriga uma alta diversidade de aves do bioma. O local abrigará o Parque das Aves com estações de reprodução de imagens e vocalizações das espécies presentes.

Nossa Linha do Tempo

Parcerias e Convênios

O IPBio mantém convênios e parcerias com instituições científicas e de ensino superior, brasileiras e internacionais, para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, exposições temáticas, cursos de especialização, treinamentos e estágios supervisionados. 

Museu Joias da Natureza

image 7

O IPBio se associou ao Museu de Ciências Naturais Joias da Natureza com o objetivo de criar o Museu de História Natural de São Paulo, que contará com um acervo de alto valor científico, composto por mais de 9.000 peças de fósseis, meteoritos, rochas, minerais, areias e organismos marinhos de todo o mundo, em especial do Brasil. Também possui em seu acervo artefatos arqueológicos e réplicas de crânios de hominídeos.

Em 2021, a parceria iniciou o desenvolvimento de projetos de exposições temáticas com amostras exclusivas do seu acervo e com conteúdos digitais, com finalidade educativa e de difusão científica e cultural.

O Museu joias da Natureza, com o apoio do IPBio e da CPEA, vem realizando lives transmitidas por seu canal no YouTube sobre diversos temas de ciências naturais, com a participação de entidades científicas e pesquisadores de renome internacional.

Convênios com universidades para
o desenvolvimento de pesquisa científica

Convênios com universidades para
o desenvolvimento de estágios supervisionados e
cursos de especialização

Parceria com a BRAMOM
Em 2021 o IPBio – Instituto de Pesquisas da Biodiversidade, em parceria com a BRAMON – Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, montou uma estação para observação e monitoramento de meteoros na área da Reserva Betary.

Os principais objetivos dessa parceria são: Triangular possíveis locais de quedas de meteoritos, coletar dados referentes a outros fenômenos que possam ser captados pela estação e apoiar o ensino e divulgação cientifica sobre a astronomia.

Instituições que apoiam o IPBio

A CPEA – Consultoria Planejamento e Estudos Ambientais apoia diretamente atividades de pesquisa, ensino e educação ambiental, de forma a contribuir para a conservação da biodiversidade brasileira.

Desde 2010, a CPEA é a principal patrocinadora do IPBio, viabilizando o desenvolvimento de diversos projetos do instituto.

A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – MaB UNESCO reconheceu, a partir de 2009, a Reserva Betary, mantida pelo IPBio, como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, onde são colocados em prática as diretirizes de conservação estabelecidas no Programa Homem e Biosfera (MaB) da UNESCO.

Parcerias e Convênios

Contribua para a conservação da biodiversidade brasileira por meio de uma doação.
O IPBio é uma instituição privada, sem fins lucrativos e que, apesar de buscar sua independência financeira por meio da criação de produtos e serviços relacionados à pesquisa e à educação, tem como importante fonte de financiamento as doações e patrocínios de pessoas físicas e jurídicas.

Veja a seguir como contribuir.

Uma doação institucional pode ser uma doação geral, permitindo-nos alocar seus recursos onde acreditamos que seria mais eficaz, ou uma doação específica para um projeto, através da qual você pode nos enviar um e-mail para contato@ipbio.org.br especificando em qual(ais) projetos você gostaria que sua doação fosse aplicada.
 
Pode ser uma Doação Única ou uma *Doação Recorrente.

*Para uma doação recorrente, por favor assinale “Fazer doação mensal” sob o valor de doação.

Ao fazer uma doação direta via transferência bancária, por favor, envie um e-mail para contato@ipbio.org.br para que possamos agradecer e também fornecer um recibo de sua doação.
Dados para depósito:

IPBio – INSTITUTO DE PESQUISA DA BIODIVERSIDADE

CNPJ 19.418.945 / 0001-56


Banco Bradesco – 237
Ag.: 2062
C/C.: 336402-0

Doação do Programa de Voluntariado

Os voluntários que participam do programa, a sua doação é feita em reais que será automaticamente convertida pelo paypal na moeda do pais de origem. Basta inserir o valor acordado no email de aceitação e preencher o restante do formulário do paypal.

O IPBio também recebe doações de equipamentos e materiais para realização de pesquisas e atividades educativas. As doações de equipamentos dependem do que você pode oferecer! Os exemplos vão desde equipamentos de escritório (como computadores) a equipamentos de laboratório (como um microscópio) até projetos de pesquisa de campo (binóculos / walkie-talkies). Se você tem interesse em doar equipamentos, por favor, entre em contato informando o que deseja doar em contato@ipbio.org.br

Patrocínios

O IPBio pode desenvolver projetos de pesquisas e atividades educacionais  de acordo com o foco ou interesse de patrocinadores, desde que relacionados à conservação da biodiversidade.

As pesquisas patrocinadas podem envolver, por exemplo, o estudo de plantas e animais silvestres para a proteção das espécies, o estudo do comportamento animal com produção de videos, estudos de organismos bioluminescentes, conservação de espécies ameaçadas, entre outros.

As atividades educacionais  envolvem, por exemplo, a realização de cursos, treinamentos, publicações, conteúdos em multimídia, exposições temáticas, entre outras.

Os patrocínios podem assumir muitas formas, desde o patrocínio pessoal ao acadêmico, até o patrocínio por empresas que desejam desenvolver ações socioambientais de sustentabilidade. Se você estiver interessado em patrocinar nossa instituição ou um projeto específico, entre em contato pelo contato@ipbio.org.br e poderemos orientar como proceder.

Financiar experiências de viagens

Você tem um plano para sua viagem, mas
o aspecto financeiro esta no caminho?

Se você está pronto para começar a planejar sua viagem mas desanimado por um obstáculo financeiro, o IPBio – Instituto de Pesquisas da Biodiversidade tem outra solução para você.
 
Fizemos parceria com a FundMyTravel, que nos fornece uma plataforma online onde você pode arrecadar fundos para sua viagem. Você cria uma página de campanha, completa um breve perfil para construir confiança, adiciona um vídeo e conta sua história!

*Para reforçar nosso compromisso com a transparência, responsabilidade e ética institucional, disponibilizamos o Código de Ética e Conduta do IPBio para consulta pública.

Contato

Preencha os campos abaixo e entre em contato conosco

Unidade Reserva Betary

Atenção: recomendamos acesso pela cidade de Jacupiranga, na Rodovia Régis Bitencourt, para visitantes que saiam tanto de São Paulo quanto de Curitiba, mesmo que o GPS indique outra rota.

en_USEnglish

Visitas diurnas monitoradas (Grupos de 10 a 50 pessoas)

DIURNAS

Visitas diurnas monitorada (Grupos de 10 a 50 pessoas)
Aqui na Reserva Betary, os visitantes têm a oportunidade de conhecer um Centro de Pesquisas em meio à Mata Atlântica, acompanhados por técnicos especializados em biodiversidade, educação e conservação.

A experiência começa com uma apresentação no auditório sobre o IPBio, com duração média de 30 minutos, essa introdução destaca os projetos desenvolvidos na região, abordando pesquisas científicas, conservação e educação ambiental.

Após a apresentação, os visitantes são guiados por nossas instalações, conhecendo de perto os objetivos científicos de cada estrutura. Durante o percurso, aprendem sobre a fauna, flora, funga e metodologias científicas aplicadas no local.

Entre os espaços visitados, estão a estufa de plantas e anfíbios, sala escuras para observação de rochas fluorescentes, o laboratório de fungos bioluminescentes, os laboratórios de insetos (biotério), o aquário com peixes nativos da Mata Atlântica, além dos recintos dos papagaios e das tartarugas terrestres.

Também exploram trilhas imersas na floresta, proporcionando uma conexão única com a natureza. A visita oferece uma experiência enriquecedora, combinando aprendizado e contato direto com a biodiversidade da Mata Atlântica.

Este tipo de visita deve ser agendado previamente, para grupos de estudantes ou de turistas com o número mínimo de 10 e máximo de 50 pessoas.