Voluntariado

O IPBio criou o programa de voluntariado para expandir nossos projetos, trazer novas ideias, habilidades e se beneficiar da troca de experiências mútuas. Por meio do programa de voluntariado nós encontramos e fizemos amizades com várias pessoas de todas as esferas da vida, de pesquisadores canadense à fotógrafos italianos, de economista britânicos à holandeses graduados em biologia. Esse fluxo de pessoas extremamente habilidosas e apaixonadas nos permitiu desenvolver nossos projetos, sejam eles relacionados à pesquisa, turismo ou educação.

Temos 3 programas de voluntariado separados em 3 dos principais biomas do Brasil, a saber: Amazônia; Mata Atlântica e Cerrado.
Para mais informações sobre cada programa, baixe o pacote de voluntariado abaixo.

Inscreva-se agora!

Para se inscrever mande seu CV para imran@ipbio.org.br

Jesse Garrett Larsen
Jesse Garrett Larsen
USA
RESERVA BETARY
“Uau. Os últimos dois meses aqui foram absolutamente incríveis. Vim para o IPBio como “assistente de pesquisa” para acompanhar a progressão de uma das doenças fúngicas mais devastadoras que afetam os anfíbios em todo o mundo, chamada Bd em girinos de Boana Faber. Além disso, ajudei a projetar experimentos com uma rã rara chamada Leptodactylus flavopictus para determinar seus períodos de atividade e preferência alimentar, pois o IPBio é, até onde sabemos, o único lugar no mundo que conseguiu criar uma em cativeiro. Além disso, assumi mais algumas funções, incluindo cuidar dos animais que temos na reserva (tartarugas, peixes, sapos, girinos e lagartos), caminhar na floresta para coletar dados sobre Bioacústica e amostrar e testar a qualidade da água do aquário. Trabalho realmente não parece trabalho na maioria das vezes - eu tenho que cuidar dos animais e caminhar pela selva todos os dias. Meu tempo aqui foi verdadeiramente transformador. Os relacionamentos que fiz, a ciência que fiz e a consciência do mundo natural que ganhei ficarão comigo para sempre. Espero desenvolver minha experiência aqui e, eventualmente, me tornar um biólogo trabalhando no mesmo tipo de ambiente. Eu recomendaria essa experiência para quem ama ciência, conservação, natureza e está pronto para uma estadia cheia de aventuras!”
Grant Johnson
Grant Johnson
USA
RESERVA BETARY
“Vim para o IPBio por seis meses para trabalhar no programa de cogumelos bioluminescentes que visa cultivar esses cogumelos em condições controladas para que quem visite a reserva possa ver a magnificência de sua luminescência, já que os cogumelos só prevalecem nos meses úmidos de verão. Alguns dias fico no laboratório fazendo vários testes, outros dias estou fazendo pesquisas e planejando o próximo projeto ou, quando precisamos isolar um dos cogumelos ou queremos procurar novas espécies, vamos para a floresta à noite para procurar. Isso envolve desligar a lanterna e caminhar lentamente enquanto olha ao seu redor. É realmente uma experiência única e surreal. Desde que cheguei, fui fundamental para encontrar sete novas espécies de cogumelos na reserva. Um dia, enquanto procurava cogumelos, até encontrei a larva com um brilho azulado. Acontece que existe um gênero de mosca chamado Keroplatus no qual existem algumas espécies cujas larvas brilham em azul. Este é o primeiro registro de larva azul luminescente no Brasil ou na América do Sul. O Brasil ainda guarda muitos segredos!”
Marleen Duindam
Marleen Duindam
HOLANDA
RESERVA BETARY
“Cheguei ao IPBio há 4 meses e, desde então, trabalho na pesquisa com mamíferos que ocorrem na Reserva Betary. Isso incluiu muitas caminhadas que adorei porque a natureza ao redor da reserva é linda. Eu encontrei alguns mamíferos muito legais durante essa pesquisa (por exemplo: macacos-prego e um oncilla que é como um pequeno jaguar). As pessoas aqui também são muito simpáticas e estão sempre dispostas a ajudá-lo. Nos fins de semana, fazemos churrascos, fazemos caminhadas deslumbrantes na floresta, visitamos cavernas impressionantes como a Casa de Pedra que é a maior caverna do mundo, viajamos para ilhas próximas onde você pode ver golfinhos, desça o rio de tubo 3 horas ao sol e muitas outras atividades incríveis. Agradeço muito a minha experiência no IPBio e recomendo a todos!”
Rosalyn Mimi
Rosalyn Mimi
REINO UNIDO
RESERVA JUTUARANA
“Esta foi a melhor experiência que eu poderia ter. A equipe é super responsável e organizada. A acomodação é ótima e você só paga um pequeno preço por um ótimo lugar para ficar. A quantidade de tempo por dia que normalmente é das 8h às 13h, o que funciona bem no calor e nos fins de semana de folga. A cada dia, a equipe faz diferentes coletas e inventários de dados (peixes, árvores, cogumelos, reflorestamento e pássaros), bem como uma busca noturna por semana. As pessoas que conheci lá eram abertas, gentis, trabalhadoras e com ótimas personalidades. O organizador voluntário é muito gentil e às vezes organiza churrascos ou atividades sociais. É super fácil explorar a área ao redor por conta própria ou reservar passeios na floresta. Tive momentos neste programa que durarão a vida inteira. Como encontrar bioluminescência em uma busca noturna, mergulhar com snorkel nos pequenos riachos cristalinos da Amazônia, dançar com os outros voluntários no Carimbo local. Esta é uma das organizações mais transparentes, bem organizadas e dedicadas que já conheci”
Helena Stevens
Helena Stevens
Reino Unido
RESERVA JUTUARANA
“Meu tempo trabalhando com o IPBio foi certamente uma das melhores coisas em que estive envolvido até hoje! Algumas das melhores atividades extras que fizemos foram visitar Santarém para ver os botos cor-de-rosa e, no caminho de volta do Inventário de Aves no Canal do Jari, fazer um passeio para ver preguiças e macacosesquilo. Embora eu tenha ficado lá um mês inteiro, sinto que honestamente poderia ter ficado lá por mais tempo, descobrindo coisas novas e passando um tempo em um dos lugares mais incríveis em que já estive! Eu recomendo fortemente o IPBio para amigos, familiares e qualquer um que queira fazer a diferença na conservação do mundo natural.
 Boston Stettler
Boston Stettler
USA
RESERVA JUTUARANA
“Esta foi uma das melhores experiências que tive na minha vida até agora. Alter do Chão é tão lindo, o local em que você está é incrível, muitas atividades para fazer, muitas necessidades por perto e tantas pessoas ótimas. É realmente incrível, Imran e Marleen, as pessoas que administram esta organização, são pessoas incríveis, são tão legais e tão prestativas com tudo o que você precisa, são realmente amigos para a vida toda. Os outros voluntários também são tão incríveis, você conhece tantas pessoas legais que têm os mesmos interesses, é realmente incrível. Os alojamentos são incríveis, eu não poderia pedir mais, você tem uma piscina incrível com uma cozinha grande e os quartos são agradáveis e frios com boas camas, é ótimo. Esta foi realmente uma das melhores experiências de todas e eu recomendo a todos. Definitivamente farei novamente!!!”
en_USEnglish

Visitas diurnas monitoradas (Grupos de 10 a 50 pessoas)

DIURNAS

Visitas diurnas monitorada (Grupos de 10 a 50 pessoas)
Aqui na Reserva Betary, os visitantes têm a oportunidade de conhecer um Centro de Pesquisas em meio à Mata Atlântica, acompanhados por técnicos especializados em biodiversidade, educação e conservação.

A experiência começa com uma apresentação no auditório sobre o IPBio, com duração média de 30 minutos, essa introdução destaca os projetos desenvolvidos na região, abordando pesquisas científicas, conservação e educação ambiental.

Após a apresentação, os visitantes são guiados por nossas instalações, conhecendo de perto os objetivos científicos de cada estrutura. Durante o percurso, aprendem sobre a fauna, flora, funga e metodologias científicas aplicadas no local.

Entre os espaços visitados, estão a estufa de plantas e anfíbios, sala escuras para observação de rochas fluorescentes, o laboratório de fungos bioluminescentes, os laboratórios de insetos (biotério), o aquário com peixes nativos da Mata Atlântica, além dos recintos dos papagaios e das tartarugas terrestres.

Também exploram trilhas imersas na floresta, proporcionando uma conexão única com a natureza. A visita oferece uma experiência enriquecedora, combinando aprendizado e contato direto com a biodiversidade da Mata Atlântica.

Este tipo de visita deve ser agendado previamente, para grupos de estudantes ou de turistas com o número mínimo de 10 e máximo de 50 pessoas.